21-97286-8857 Segunda a Sábado 09:00 - 21:00
Como Usar vídeos para atrair e conquistar clientes

Como Usar vídeos para atrair e conquistar clientes

Atualmente a utilização de vídeos é ferramenta indispensável para atrair público.

videos

Você já parou para pensar, por que é importante para sua estratégia de marketing a utilização de vídeos?

Como você pode criar vídeos altamente envolventes?

Com você pode usar os vídeos para fidelizar sua audiência?

Hoje em dia, há tanto conteúdo em vídeo disponível nas mídias sociais que está ficando cada vez mais difícil atrair a atenção do seu público. Já reparou que ao acessar sua linha do tempo nas mídias sociais a maior parte do conteúdo que aparece são vídeos?

Quando uma marca cria um canal de vídeo, não está competindo somente com outras marcas, mas também com tudo mais existe no mundo digital.

Ainda assim, algumas marcas possuem uma audiência fiel. Qual é o segredo disso? Quais são os melhores conteúdos para engajar melhor com o seu público?

Digamos que uma marca de motos lance uma série de vídeos online para seu novo produto – uma moto que gasta muito menos combustível que as demais. Eles fazem lançamentos de comerciais com edições para televisão destacando o grande desempenho da moto, suas vantagens por consumir muito menos e o preço atraente.

A empresa também publica em seus canais digitais da marca e nas diversas redes de mídias sociais. Imagine que algum tempo depois, os vídeos não tiveram o resultado desejado; foram poucas curtidas, poucas visualizações , poucos comentários e compartilhamentos, em fim pouco engajamento.

Por que isso ocorreu? Por que os vídeos não tiveram bom alcance?

Será que os vídeos promoviam vendas?

Será que perguntavam a opinião do público? Estimulavam o diálogo ?

Davam ideias ou conselhos?

Passavam além do compre agora! ?

Ofereciam conteúdo inédito ?

Os conteúdos em vídeo só funcionam quando agregam valor e interagem com o público de forma significativa. Em resumo, o propósito do conteúdo digital em vídeo não é vender, mas estimular um diálogo com o seu nicho, com seu público alvo.

É fundamental que ao criar seus vídeos, que os mesmos estejam de acordo com sua marca, com sua identidade visual. Se não existir conteúdo com informações adequado não adianta começar a criar vídeos.

  • A mensagem a ser passada no conteúdo é o seu objetivo maior na produção de vídeos.
  • Você precisa focar em como irá ajudar o seu público com suas mensagens.

Isso significa que seu conteúdo deverá ser original e que expresse os valores de sua marca.

Uma dica importante: observe o que seus concorrentes estão fazendo! Verifique o que funciona e o que não funciona. Acesse as páginas de seus concorrentes e leia os comentários que são deixados, com isso você poderá ter boas ideias do que o seu público precisa.

Conhecer o seu público alvo é fundamental. Identifique quais são os principais problemas e as dúvidas dele. Construa uma mensagem que mostre uma solução a este problema.

Os conteúdos dos vídeos que funcionam são sobre assuntos que interessem tanto a seu público como a sua empresa, assim deve haver uma relação entre os dois para criar uma conexão.

O segredo é ser específico, encontrar algum elemento em seu serviço que o público entenda ser útil, que agregue valor e que vá de encontro as necessidades de seu público.

As pessoas buscam com frequência dicas e macetes na internet. Você poderá criar uma série de vídeos tutoriais trazendo desde coisas simples como uma lista das “3 dicas que podem fazer com que você emagreça com saúde” até um minicurso de alimentação saudável.

Ofereça conteúdo útil e de valor para seu público, de forma sutil abordando seus produtos ou serviços em meio a narrativa.

Ao gravar vídeos e criar um canal nem todo mundo estará interessado em todo conteúdo. Alguns se interessarão em algum conteúdo específico. Analise como seu conteúdo funciona para os interessados no canal como um todo e para aqueles que buscam algo específico / individual.

Antes de começar as filmagens você precisa saber algumas coisas básicas sobre a produção de vídeos.

É preciso ter uma linha editorial.

É incrível quando um vídeo “viraliza”, mas ele sozinho não vai sustentar sua audiência a longo prazo. Pense em uma linha editorial. Concentre-se em criar uma série de vídeos consistente que retenha o público e aumente o engajamento com o passar do tempo.

  • Publique seus vídeos em períodos regulares. Imagine se sua série preferida da TV exibisse um episódio a cada mês! Provavelmente perderia o lugar entre suas séries favoritas.
  • Tenha convidados especiais nos seus vídeos para despertar em mais pessoas o interesse por seu conteúdo e atrair novos seguidores. Você pode convidar blogueiros, influenciadores da mídia, qualquer pessoa que possa contribuir para sua imagem positivamente e te passar autoridade.
  • Em seu planejamento da linha editorial decida quantos vídeos serão produzidos e defina por quanto tempo o conteúdo ficará publicado em seu canal. Planeje conteúdos futuros para manter seu público interessado, engajado, pois, o um conteúdo de uma série não será interessante para sempre.
  • Divulgue seu conteúdo em vídeo publicando nas mídias sociais como Facebook, Youtube, Viemo, etc…

Antes de publicar o vídeo é necessário preparar-se:

O primeiro contato visual do público com o vídeo é o tumbnailque é uma imagem que você adiciona ao seu vídeo para servir como uma espécie de “capa” do vídeo, quando ele não está sendo exibido. Ele deve chamar atenção, e manter uma identidade referente ao seu canal. Mostrar um momento emocionante e funcionar no desktop e no mobile. Você poderá utilizar o programa gratuito e online Canva para fazer suas imagens. O software é de grande praticidade para fazer diversos tipos de montagens com imagens, capas para youtube, Facebook, infográficos etc…

Canva

Por exemplo: Uma pessoa pesquisa como fazer determinada coisa em um software, na busca no google irão aparecer dezenas de vídeos para esta pessoa escolher. A organização do título e principalmente a Thumbnail podem fazer a diferença, é quase certeza de que a pessoa vai no vídeo que tem uma Thumbnail melhor, mais ajustada, que tenha algo a ver com o vídeo. Saber fazer uma boa Thumbnail é muito importante pra quem quer mais views em seus vídeos, além de deixar o canal mais organizado e com uma identidade própria.

O título diz muito!

Escolha um título interessante. A primeira coisa que as pessoas irão ler é o título. Sendo assim, deve-se pensar em um título que tenha a ver com o seu vídeo e seja claro e interessante ao mesmo tempo. Nada impede que você pesquise por palavras chaves que geram mais conversão. Faça testes e certifique-se de que o título seja encontrado facilmente nas ferramentas de busca.

busca google

No exemplo acima a própria ferramenta de busca do google sugere o que as pessoas estão pesquisando, isso facilita que você encontre um título atraente conforme o interesse das pessoas.

Após publicar seu vídeo mostre que está atento ao seu público, responda aos comentários. Trate seu fãs mais ativos como verdadeiros VIPs. Dê destaque a eles nos seus comentários, ofereça recompensas.

Falando de assuntos que interessam ao seu público e interagindo com ele, você aumenta a aproximação com sua marca, e a identificação de seu público e constrói uma audiência fidelizada. Em fim, o que as pessoas querem é entretenimento, serviços e interação pessoal.

Um bom conteúdo audiovisual pode ajudar uma marca a construir muita audiência.

 

Sucesso!

 

Williams Barros

Consultor em Tecnologia da Informação, Especialista em Vendas Online, empreendedor, ajudo empresários alavancarem suas vendas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu