O segredo de como conquistar novos clientes para seu negócio!
Possivelmente você já parou para se perguntar: como fazer para conquistar novos clientes para seu negócio? A final de contas, um negócio só sobrevive se conseguir gerar vendas e com isso gerar receita para pagar as contas.
Várias coisas devem passar pela sua cabeça… Então você pode estar se perguntando: Como falarei para conquistar novos clientes?
Por muito tempo a propaganda boca a boca, foi o método mais utilizado para divulgar os negócios, você também já deve ter investido em diversas outras formas de divulgação. Mas os tempos mudaram. Hoje, ser encontrado por seu público no universo online como: sites, blog, mídias sociais é essencial, bem como, saber aplicar técnicas que conquistem e cativem as pessoas a fim de torná-las clientes.
Ultimamente várias empresas que dominam as mídias sociais têm lançado soluções exclusivas para empresas anunciarem e com isso conquistar mais clientes. A exemplo disso temos o próprio facebook que possuí mecanismos de impulsionar publicações pagas.
Recentemente o Youtube lançou o aplicativo YouTube Director, que é o um conjunto de produtos para anunciantes, especialmente para micro e pequenas empresas. Visando tornar mais fácil a produção e edição de vídeos, para pequenos negócios que não podem contratar uma agência de publicidade. Este lançamento está disponível até o momento apenas para iOS, que oferece a possibilidade de criar um anúncio de vídeo diretamente do smartphone. (Para saber mais clique aqui)
Neste artigo, vou lhe mostrar uma solução incrivelmente eficaz para você que já se convenceu de que toda empresa precisa trabalhar o seu marketing.
Eu sei que as diversas tarefas que têm que realizar no decorrer do dia, não deixam espaço para outras atividades que você gostaria de empreender no seu negócio, mas veja, algumas delas são fundamentais para aumentar sua visibilidade no mercado.
Existem várias formas estratégicas de conquistar novos clientes, sem gastar grande parte do seu tempo com isso.
O assunto de hoje é uma DICA extremamente IMPORTANTE que vai mudar a maneira como você conquista novos clientes e, ainda te levará a um passo da fidelização.
Então vamos lá?
Minha dica inicial é: Produza conteúdo útil e relevante!
E porque gerar conteúdo?
Primeiramente porque a produção de conteúdo relevante consiste em despertar o interesse das pessoas sem que você precise vender algo para ela.
Ou seja:
Ajudar o cliente a descobrir como pode conseguir o que deseja, satisfazendo suas necessidades através da produção de conteúdo sobre a importância de seus serviços, os benefícios. Com isso transformar esta pessoa em um espectador seu.
Para isso existe uma técnica que veremos a seguir chamada Inbound Marketing
Segundo a wikipedia.org
Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. (Saiba mais clicando aqui!)
A produção de conteúdo por meio do inbound marketing é uma técnica que visa a oferecer conteúdo relevante, interessante e que ajude ao seu público. Este conteúdo pode ser disponibilizado em seu site, blog, mídias sociais e etc… Por meio dessas ações, você conseguirá despertar o interesse das pessoas e criar um relacionamento. Com isso poderá fazer com que o cliente vá até você naturalmente pois o mesmo, passará a te considerar uma referência e autoridade em determinado assunto.
Quais pontos considerar para conquistar novos clientes gerando conteúdo relevante?
Primeiramente você deve conhecer seu público alvo!
Em outro artigo que escrevi preparei um check list completo que te levará a conhecer efetivamente seu público alvo de forma eficaz, esclarecendo os principais pontos a seguir:
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Identificação do seu público
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Verificar quais são os comportamentos de compra
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Identificar quais são as ofertas específicas para seu público
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Perguntas matadoras que te levarão a um engajamento com seu público alvo
Clique aqui para baixar o seu check list gratuitamente!
Para planejar este conteúdo, e defini-lo com clareza Não pense em produtos ou serviços, pense em informações úteis. Pense como o seu cliente pensaria, na frente do Google, quando procura um produto ou serviço fornecido por uma empresa como a sua.
Imagine se sua empresa, ao invés ficar gastando dinheiro com anúncios pagos de marketing invasivos e apelativos, passe a investir na produção de conteúdos relevantes sobre a seu negócio. Para cada artigo, e-book ou qualquer outra informação que produzir, várias pessoas serão atraídas naturalmente pelos assuntos e serão levadas até o seu site ou blog da empresa. Com isso, poderá apresentar ao seu público os produtos ou serviços que você tem a oferecer, transformando-os assim em possíveis clientes.
Então como conquistar os interessados e transformá-los em novos clientes?
A internet abriu espaço para milhares de empreendedores em potencial e você e seu negócio podem aproveitar essa oportunidade!
Planeje sua linha editorial
Com base no interesse de seu público, no que ele busca, suas necessidades, desenvolva um planejamento do que irá produzir de conteúdo. Fazer o planejamento do conteúdo que você irá publicar é simples e existem pequenos programinhas que podem te ajudar na organização disso. Recentemente publiquei um artigo que ensina como fazer um planejamento de linha editorial no WordPress. Com isso você poderá fazer o agendamento de suas publicações durante o mês, sem precisar ficar com compromisso diário de realizar essa tarefa. O WordPress é uma ferramenta open source de criação de blogs muito utilizada hoje em dia e que ajuda muito esse trabalho.
Se você deseja ter um blog ou site para ser encontrado e ter resultados para seu negócio preencha o formulário abaixo que eu posso te ajudar:
[epico_capture_sc id=”420″]
Utilize os site, blogs e mídias sociais:
Com um site ou blog construído e também seu planejamento de linha editorial, passe a fazer a publicação dos conteúdos regularmente e compartilhe nas mídias sociais como: facebook, Youtube, Intagram etc. É importante que tenha uma página profissional e personalizada para seu negócio nessas mídias a fim de aumentar seu network.
O conteúdo deverá ser publicado em seu blog e posteriormente compartilhado nas demais mídias, isso faz com que a publicação veiculada na mídia social, tenha origem de seu site ou blog e com isso conduza o visitante para os mesmos, com isso poderão ser utilizados recursos como páginas de captura a fim de capturar o e-mail do visitante, muitas vezes em troca de um conteúdo de valor como a oferta de um ebook por exemplo. Assim, você conseguirá criar a sua lista para futuro relacionamento com seus clientes ou “leads“.
Outro recurso interessante e que da muito resultado atualmente são os vídeos. Ao fazer uma postagem com vídeo você poderá utilizar este recurso a fim de aumentar a interatividade e o interesse do espectador. Observe a seguir um modelo da estrutura de publicações no facebook:
O conteúdo com vídeo, pode trazer grandes benefícios e facilitar a demonstração de que você é um especialista no assunto. As pessoas provavelmente vão considerá-lo mais interessante, valioso e útil que os outros, o que gera muita autoridade na conquista do cliente.
A palavra chave agora é fidelizar o cliente!
Seguindo esses passos 1 – Produção de conteúdo de valor; 2 – Despertar o interesse; 3 – Gerar relacionamento com os clientes = o resultado será a fidelização do cliente.
Segundo Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership, empresas que mantêm o foco na fidelização de clientes, ou no que ele denomina “encantamento de clientes”, garantem um exército de porta-vozes para sua marca.
Todos os passos do Inbound marketing tem sua importância mas a fase da fidelização é fundamental. É aqui que você conquista realmente o cliente! Mesmo que ele já tenha adquirido seu produto, você deve manter um relacionamento com ele, a fim de levá-lo a novos processos de comprar de seus produtos e serviços.
Não perca tempo!
Veja os passos necessários para começar agora mesmo!
1 – Crie um blog que seja referência na sua área de atuação. Publique artigos com assuntos que são de interesse para o público que você deseja alcançar.
2 – Forneça conteúdo com informações importantes sobre a sua área.
3 – Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido – Comece a ver o atendimento como um diferencial.
4 – Direcione o foco para o cliente certo – para fidelizar clientes é preciso manter o foco no público certo.
5 – Monitore os resultados que essas ações vão gerar para você. Só assim, você vai descobrir se a sua estratégia está sendo realmente eficaz.
6 – Clientes fiéis merecem tratamento VIP – Se os clientes fiéis podem responder a maior parte do faturamento de sua empresa, eles merecem um tratamento diferenciado.
Então comece a conquistar novos clientes agora mesmo! Conte com minha ajuda!